Mais recentes Segundo Take

Mais recentes Universos Paralelos

Star Wars: A Ascensão de Skywalker

Star Wars: A Ascensão de Skywalker

Desde o regresso pela mão da Disney do fenómeno Star Wars, criado originalmente por George Lucas, os títulos que constituem a espinha dorsal do que se convencionou chamar a saga Skywalker foram acusados, respectivamente, de excessiva reverência nostálgica pelo passado e de desrespeito pela mitologia construída previamente. Chegados ao nono e derradeiro episódio de uma epopeia iniciada há 42 anos, arrisco-me a dizer que estava mais em causa a gestão antecipada das possíveis reacções das hordas de fãs mais vocais do que a coerência narrativa interna de um trio de filmes – episódios VII a IX – planeados separadamente como capítulos individuais. Convém não esquecer que a amada trilogia original teve o mesmo processo criativo orgânico, com os resultados que se conhecem. Como se podia antecipar pelos trailers, imagens e detalhes que foram sendo conhecidos nas conversas e acontecimentos promocionais sobre Star Wars: A Ascensão de Skywalker nas últimas semanas, J. J. Abrams jogou pelo seguro e, ao contrário do arrojo formal e narrativo de Rian Johnson em Os Últimos Jedi, recuperou a nostalgia que tinha tingido O Despertar da Força.

Star Wars The Rise of Skywalker 3.jpg

É aqui que entra o grande “mas”. Porque, se a nostalgia permeava a narrativa do título anteriormente realizado por Abrams sem o afogar, aqui nota-se uma indisfarçável ânsia de correcção de curso que, pela força da nostalgia e da vontade da criação mitológica, lança pela janela a coerência e o labor narrativo, e, pior ainda, o cuidado com a caracterização e a vida interna das personagens. Isto é imediatamente sentido nas sequências de abertura que, feito inédito em qualquer dos oito títulos anteriores, evocam cut scenes de um videojogo. Não há peso, gravidade ou envolvimento emocional: apenas artifício, enredo e diálogos de exposição. E, dúvidas houvessem se este derradeiro capítulo “mataria” o passado, somos imediatamente presenteados com elementos que o invocam, incluindo um regresso mal “disfarçado” pelo marketing a orquestrar o MacGuffin no centro da história. Assim, A Ascensão de Skywalker está para Os Últimos Jedi tal como Spectre está para Skyfall – piscadela de olho aos fãs de James Bond –, revelações de laços familiares incluídos.

Star Wars The Rise of Skywalker 2.jpeg

Apesar de se verem as costuras dos diálogos em que a saudosa Carrie Fisher participa, aproveitando momentos gravados e não usados nos títulos anteriores, a sua integração é surpreendentemente eficiente e relevante ao desenrolar dos acontecimentos, culminando numa sentida e emocional despedida da actriz. Outro regresso que não constitui surpresa é a de Billy Dee Williams, como Lando Calrissian, não passando a sua participação de mais um saudoso regresso ao passado. O elenco central, constituído por Daisy Ridley, como Rey, John Boyega, como Finn, e Oscar Isaac, como Poe, volta a despertar a nossa simpatia e afecto, desta feita partilhando tempo de ecrã, no entanto com muito menos espaço de manobra para desenvolverem as suas personagens. O mesmo acontece a Adam Driver com o seu Kylo Ren, talvez a personagem com o arco mais interessante do grupo, não obstante a precipitação do seu percurso. Pelo caminho, inúmeros cameos e participações, entre as quais personagens nossas conhecidas usadas para efeitos cómicos ou reforço dramático, e novas criações que apenas o tempo demonstrará serem ou não memoráveis.

Com mais ou menos defeitos, Lawrence Kasdan e Rian Johnson sabem escrever e montar uma narrativa. Para A Ascensão de Skywalker, Abrams contou com a colaboração de Chris Terrio (ArgoBatman v Super-Homem: O Despertar da JustiçaLiga da Justiça) para “adaptar” a história original de Derek Connolly e Colin Trevorrow, despedidos em fase de pré-produção. A verdade é que os problemas começam no guião. Não só a referida preocupação com os elos de ligação à trilogia original, despachando revelações narrativas sísmicas com linhas de diálogo descartáveis, como uma notória necessidade de aumentar a escala e os níveis de espectacularidade, oferecendo um desfecho épico, no entanto com sabor a sofisticado produto de fan fiction sem o refinamento que seria de esperar. Infelizmente, o que sobra é uma sensação de inconsequência e real falta de coragem em abalar o público. Os poucos momentos em que tal parecia acontecer são rapidamente minados, e as preocupações dos espectadores apaziguadas. Por incrível que possa parecer, damos por nós com saudade do tempo em que ewoks caiam em batalha para não mais se levantarem. Outra queixa é o temido afunilamento do universo, intervertendo a prometida democratização da Força. Sem nada revelar, deixo apenas o apontamento: a ascendência de Rey é novamente motivo de discussão e será um ponto que divirá ao meio as reações ao filme.

Star Wars The Rise of Skywalker 4.jpg

Como não podia deixar de ser, somos presenteados com vistosas cenas de acção, incluindo as obrigatórias lutas de sabres. O que fica a faltar é o investimento emocional de outrora, havendo alguns vislumbres disso mesmo nas interações entre Rey e Kylo Ren. E, para acabar numa nota positiva, há um bom aproveitamento da ligação entre estas duas personagens, dando lugar a algumas sequências de belo efeito – aquelas que mais se aproximam da desejada caracterização de personagens. Tal como Kylo Ren reconstruiu a máscara anteriormente destruída, também Abrams recuperou as glórias do passado. É pena que, tal como aquela, também A Ascensão de Skywalker revele as cicatrizes de uma narrativa anteriormente estilhaçada a tentar ser aquilo que já não tem o direito de reclamar.

Bond, o espião irresistível de Ian Fleming, ep. 1

Bond, o espião irresistível de Ian Fleming, ep. 1

Star Wars: uma nova esperança

Star Wars: uma nova esperança