Neste episódio, damos início ao ciclo dedicado a Dustin Hoffman com os dois filmes que lançaram a sua carreira: A Primeira Noite, e O Cowboy da Meia-Noite.
Mais recentes Segundo Take
Mais recentes Universos Paralelos
Neste episódio, damos início ao ciclo dedicado a Dustin Hoffman com os dois filmes que lançaram a sua carreira: A Primeira Noite, e O Cowboy da Meia-Noite.
Neste episódio, damos início ao ciclo dedicado a títulos de ficção-científica independente e de baixo orçamento produzidos já no século XXI com dois filmes da promissora dupla Aaron Moorhead / Justin Benson: Sincrónico, o mais recente título com Anthony Mackie e Jamie Dornan, e Spring, o romance de 2014 abrilhantado pelas incursões pela ficção científica e pelo terror.
Neste episódio, convidei Duarte Mata, colaborador do site À Pala de Walsh, para falar de um filme e do seu remake. A escolha recaiu sobre O Comboio das 3 e 10, original de 1957 por Delmer Daves refeito em 2007 por James Mangold.
Neste episódio, conhecemos as famílias (dis)funcionais de Sean Durkin com Martha Marcy May Marlene, o seu filme de estreia em 2011, e O Ninho, a segunda longa-metragem que teve uma breve passagem pelos nossos cinemas o ano passado.
Neste episódio, damos início ao ciclo dedicado a Sidney Lumet com dois filmes sobre a justiça: a estreia na realização em 1957, Doze Homens em Fúria, e O Veredicto, filme de 1982 escrito por David Mamet e protagonizado por Paul Newman.
Neste episódio, proponho uma dose dupla extra-forte administrada por Brandon Cronenberg: Antiviral, o filme de estreia em 2012, e Possessor, o filme-choque do ano passado.
Neste primeiro episódio de 2021, partilho dois excelentes filmes com carreiras discretas no ano que findou merecedores de maior atenção. Sound of Metal, a estreia na realização do guionista Darius Marder, e The Assistant, realizado pela documentarista australiana Kitty Green.
Para acabar 2020 em beleza, temos um episódio recheado. Primeiro, a minha análise a Soul - Uma Aventura com Alma, o mais recente título da Pixar. Depois, deixo-vos o meu balanço do ano, incluindo o meu filme de eleição dos últimos doze meses atípicos. Conto ainda com anteriores convidados do Segundo Take para também partilharem as suas escolhas pessoais do ano. Finalmente, conto-vos os meus planos para a programação do podcast em 2021.
Neste episódio, concluímos a retrospectiva integral dedicada a Woody Allen. Vamos finalizar este ciclo com um olhar pelos títulos lançados entre 2010 e 2019.
Neste episódio, para concluir o ciclo dedicado ao cinema documental, vamos falar de dois títulos que expõem os maiores vícios e defeitos do capitalismo: The Corporation, filme canadiano de 2003 realizado por Mark Achbar e Jennifer Abbott, e Capitalismo - Uma História de Amor, de 2009, pelo inevitável Michael Moore.
Neste episódio, converso com Tiago Laranjo sobre a obra-prima de Orson Welles O Mundo a Seus Pés a propósito de Mank, a nova realização de David Fincher sobre o contributo de Herman J. Mankiewicz para o argumento do clássico filme de 1941. Recordamos ainda o telefilme de 1999 produzido pela HBO sobre o mesmo tema RKO 281.
Neste episódio, antecipamos a edição da Take Cinema Magazine inteiramente dedicada à Pixar. Este programa é constituído por algumas das minhas contribuições para o número 52 da revista onde encontram artigos e análises da filmografia integral da popular produtora de animação.
Neste episódio, vamos conhecer Jim Cummings, produtor, argumentista, realizador e actor que partilhou connosco a sua agressividade e vulnerabilidade em duas comédias de humor muito negro: Thunder Road, de 2018, e The Wolf of Snow Hollow, estreado em 2020.
Neste episódio, concluindo a viagem pelo cinema coreano, vamos conhecer duas propostas distintas dentro do género de terror por dois realizadores com visões muito diferentes: O Lamento, realizado por Na Hong-in em 2016, e, do mesmo ano, Train to Busan, por Yeon Sang-ho.
Neste episódio, continuando a retrospectiva integral dedicada a Woody Allen, entramos no novo milénio, quando o realizador levou o seu cinema para outras paragens e filmou longe da “sua” Nova Iorque, adaptando as histórias a Londres e Barcelona, dotando-as de um travo refrescante e exótico.
Neste episódio, desconstruímos a ilusão do sonho americano lançando um vislumbre sobre o sistema político norte-americano com duas produções da HBO realizadas por Jay Roach: Recount (2008) e Mudança de Jogo (2012).
Neste episódio, antecipo o Halloween em noite de lua cheia com dois filmes clássicos sobre lobisomens estreados em 1981: O Uivo da Fera, de Joe Dante, e Um Lobisomem Americano em Londres, de John Landis.
Neste episódio, recordamos O Cabo do Medo, filme de 1991 por Martin Scorcese em que Robert De Niro é a personificação do mal que aterroriza uma família, actualização de Barreira do Medo, neo noir realizado em 1962 por J. Lee Thompson.
Neste episódio, testemunhamos a transformação de Jim Carrey no comediante de culto Andy Kaufman em Homem na Lua, filme biográfico de Milos Forman, e Jim e Andy, documentário de Chris Smith que nos mostra os bastidores daquele filme e nos revela a inusitada dedicação de Carrey na encarnação de Kaufman.
Neste episódio, continuamos a viagem pelo cinema coreano pela mão de Kim Ki-duk, com o filme que o deu a conhecer internacionalmente, Primavera, Verão, Outono, Inverno... e Primavera, e Ferro 3, premiado com o Leão de Prata em Veneza.