All in Universos Paralelos
Neste episódio, Robert Eggers leva-nos em viagens pelo espaço e pelo tempo através do seu trio de filmes que recuperam o espírito dos contos da carochinha: A Bruxa (2015), O Farol (2019) e O Homem do Norte (2022).
Neste episódio, viramo-nos para os clássicos, neste caso para um dos autores americanos mais reverenciados, John Ford, para falarmos da sua trilogia temática constituída pelos filmes encabeçados por John Wayne Forte Apache (1948), Os Dominadores (1949) e Rio Grande (1959).
Neste episódio guloso, estão todos convidados para uma barrigada de gelados e gargalhadas com a trilogia do Corneto de Edgar Wright e Simon Pegg, três comédias que servem também como homenagem aos géneros cinematográficos de eleição dos autores: os filmes de zombies — Shaun of the Dead —, os policiais de acção — Hot Fuzz — e os filmes de invasão alienígena — The World’s End.
Será que devemos celebrar as comédias adolescentes de John Hughes ou encará-las analiticamente como quem olha para um passado ao qual não queremos voltar?
Neste episódio, mergulhamos na fantasia metafórica do cinema de Guillermo Del Toro, o cineasta mexicano para quem os monstros são nossos amigos e o ser humano é o seu próprio pior inimigo. Percorrendo cinco filmes chave da sua filmografia, discutimos a estética e as temáticas deste visionário autor.
Neste episódio, exploramos o maravilhoso universo de animação de Tomm Moore, responsável por um trio de filmes de grande beleza ligados tematicamente: The Secret of Kells, Song of the Sea e Wolfwalkers.
Neste episódio, viajamos por outra dimensão. Uma dimensão não só do som e da imagem, mas da mente. Uma viajem ao maravilhoso terreno cuja única fronteira é a da imaginação. Na vossa próxima paragem, já ali mais adiante, mesmo no limiar da realidade, espera-vos a quinta dimensão de Rod Serling.
Neste episódio, chegamos à conclusão da nossa jornada pelas estrelas. explorando o universo Star Trek, desta feita focando-nos no período entre 2001, data de estreia da série ‘Enterprise’, a revolução no cinema pela mão de J. J.Abrams, até ao presente, momento áureo para a saga com várias séries em exibição, como por exemplo ‘Discovery’, ‘Picard’, ‘Strange New Worlds’ e ‘Lower Decks’.
Neste episódio, partimos à descoberta de um autor português muitas vezes esquecido. António de Macedo, cujo interesse pelo esoterismo, pelo fantástico e pela ficção científica o levou à ostracização e a desistir da realização cinematográfica. Pelo caminho, ficaram alguns dos títulos mais originais e ambiciosos deste pequeno jardim à beira-mar plantado.
Neste episódio, continuamos a ir corajosamente, jornada pelas estrelas adentro, numa exploração do universo Star Trek, desta feita focando-nos no período entre 1987 e 2002 que viu nascer The Next Generation, Deep Space Nine e Voyager na televisão, e que testemunhou à passagem de testemunho da tripulação original para a equipa de Jean-Luc Picard no grande ecrã.
Neste episódio, falamos das variadas iterações cinéfilas de O Homem Invisível, criação do monstro da ficção científica literária H. G. Wells.
Neste episódio, juntamos-nos a Ash no combate aos mortos-vivos criados por Sam Raimi. Celebrando o regresso anunciado do inventivo realizador atrás das câmaras, recordamos a saga de terror e comédia iniciada em 1981 com o filme de baixo orçamento The Evil Dead, discutindo também as suas sequelas, o remake, a série de televisão, as bandas desenhadas e os jogos de computador.
Neste episódio, vamos aonde nenhum podcast foi, e iniciamos viagem pelo universo Star Trek criado por Gene Roddenbery. Nesta primeira parte (de três planeadas), dedicamos-nos a analisar as séries televisivas e os filmes produzidos para cinema protagonizados pelo elenco original. Juntem-se connosco ao capitão Kirk, a Spock e ao resto da tripulação nesta jornada de exploração pelas estrelas.
Neste episódio, ao fim de quase dois anos de pandemia, damos sinais de claustrofobia ao analisar a trilogia temática do apartamento do polémico Roman Polanski.
Neste episódio, inspirados pelo documentário recente The Beatles: Get Back, de Peter Jackson, viajamos pela carreira cinematográfica da icónica e seminal banda britânica The Beatles.
Neste episódio, enfrentamos o macabro de Edgar Allan Poe pela lente de Roger Corman e do seu ciclo de filmes baseados na obra do seminal autor de terror produzidos na década de 1960 para a American International Pictures.
Neste episódio, voltamos ao universo da espionagem internacional, desde a guerra-fria até ao terrorismo pós-11 de Setembro, com a obra de John le Carré.
Neste episódio, tentamos perceber se Brian De Palma é um apropriador e um reciclador, ou, na realidade, o bastião e único verdadeiro herdeiro do legado de Alfred Hitchcock. Para tal, vamos focar-nos num segmento da sua filmografia — neste caso nos thrillers — pela lente das suas influências.
Neste episódio, trazemos à vida o empático monstro de Frankenstein, criação charneira da ficção científica e do terror pela pena de Mary Shelley, celebrizado pelos filmes clássicos da Universal que continua ainda hoje a fascinar e a produzir inúmeras adaptações.