Mais recentes Segundo Take

Mais recentes Universos Paralelos

Star Wars remix

Star Wars remix

star_wars_1977_R97_british_quad_original_film_art_2000x.jpg

Quando as edições especiais do Star Wars estrearam em 1997 fiquei radiante: esta era a oportunidade de ouro para ver os filmes numa sala de cinema, depois de anos a desfrutar as aventuras de Luke Skywalker, Han Solo, Princesa Leia e companhia na televisão em 4:3 e cortadas por intervalos para anúncios comerciais. Ainda para mais com cenas revistas e aumentadas. Só podia ser uma boa ideia! Afinal de contas, por esta altura, apesar de fenómeno cultural, não tínhamos a criação de George Lucas em cada esquina, nem sequer havia a promessa de mais filmes no horizonte, pelo menos que fosse do conhecimento geral.

Assim, vi A Guerra das Estrelas no balcão do desaparecido Condes e os restantes no (também agora provisoriamente desaparecido) Monumental. Mais um cliente satisfeito, ainda para mais quando, na Valentim de Carvalho do Rossio, encontro a edição prateada destas versões dos filmes em VHS. A edição prateada significava que teria finalmente o Star Wars em formato panorâmico e em toda a sua glória.

Na altura achei as alterações irrelevantes e gostei do lifting cosmético digital. Foi só com o tempo, com a insistência de George Lucas em remexer e alterar, e com a sua vontade em suprimir os filmes na sua forma original, que comecei a ficar desconfortável com as edições especiais. Especialmente porque as minhas cópias em VHS dos filmes intocados por correções fora de tempo se deterioraram com o passar dos anos. Consegui mais tarde, na Edição Limitada em DVD, as versões originais não remasterizadas (por teimosia do seu autor) — ainda assim, e porque não é picuinhas quem quer, ainda persigo uma cópia em formato widescreen da reposição de 81 d’A Guerra das Estrelas, quando o Episódio IV foi introduzido, acompanhado pelo subtítulo A New Hope, porque a que foi incluída Edição Limitada, sendo a original de 77, não tem estes elementos. Adiante.

Comento resumidamente as alterações mais significativas neste título. Toda a sequência da chegada a Mos Eisley foi palco para a experimentação digital que, agora sabemos, George Lucas levou a cabo com as prequelas em vista. Gags gratuitos e animais de grande porte à frente (e atrás) da acção principal, distraem e deixam saudades do minimalismo original. É aqui também que ocorrem duas das mais polémicas alterações: o disparo inexistente de Greedo, antes de ser atingido por Han Solo e a famosa conversa entre este e Jabba The Hutt. Na primeira, entende-se que Lucas queria limar um pouco as arestas da personagem que se tornará peça fundamental do trio de heróis, mas minimiza o seu arco na trilogia, de pirata mercenário a membro da resistência e fiel amigo. Já se perdeu a conta ao número de versões desta cena, sendo que a mais recente foi introduzida na versão disponibilizada no novo canal Disney+.

 

Todas as versões da cena “Han Shot First”.

 

A segunda é uma curiosidade que, incluída no filme, torna-se redundante porque é revelada exatamente a mesma informação que na mencionada (e agora polémica) cena com Greedo anteriormente.

“Cena Jabba” com o actor original.

“Cena Jabba” na Edição Especial.

O Império Contra-Ataca é o filme que menos sofre com a edição especial, com destaque para o trabalho digital na criatura wampa  que ataca Luke, a complementar a sequência inicial, e o lifting à cidade das nuvens. Nenhuma destas alterações interfere sobremaneira na apreciação do filme. O mesmo não se poderá dizer quando, mais tarde, nas edições em DVD após as prequelas, a transmissão entre Darth Vader e o imperador vê o actor que interpreta este último ser substituído por Ian McDiarmid e o diálogo ser alterado para forçar a continuidade entre trilogias.

N’O Regresso de Jedi temos a inexplicável alteração do número musical no palácio do Jabba. Irrelevante e injustificado, bem como a sequência final da celebração da vitória dos Ewoks. Mais tarde, em DVD, também esta cena seria alterada por questões de continuidade, acrescentando-se às celebrações locais que visitamos nas prequelas, bem como alterando o actor que interpreta Anakin Skywalker em espírito por Hayden Christensen, naquela que foi mais uma alteração polémica e completamente incompreensível para quem não vir as prequelas. 

É notório que, actualmente, não sou fã das versões remexidas. Não comento sequer alterações nas versões em Blu-Ray pois nuca fiz o upgrade(?) para este formato. No que me toca, no culminar da trilogia original, Anakin decide salvar o filho sacrificando o seu próprio mestre num momento de introspecção silenciosa.

Todas as alterações de A Guerra das Estrelas.

Todas as alterações de O Império Contra-Ataca.

Todas as alterações de O Regresso de Jedi.


1.jpg
2.jpg
3.jpg

Uma nota para os cartazes das Edições Especiais, da autoria de Drew Struzan, responsável por alguns dos pósteres mais icónicos de alguns dos filmes mais populares de sempre. Blade Runner - Perigo Iminente, a série Harry Potter ou a trilogia Regresso ao Futuro são alguns dos trabalhos que podem ser admirados no livro The Art of Drew Struzan.


O universo detectivesco de Philip Marlowe

O universo detectivesco de Philip Marlowe

Parasitas

Parasitas